TNA


Total Nonstop Action Wrestling
É uma promoção de wrestling profissional estadunidense, fundada por Jeff Jarrett e o seu pai Jerry Jarrett, em maio de 2002. A empresa transmite seus eventos na televisão e na internet 52 semanas por ano, com mais de um milhão de espectadores semanais em seu programa de televisão, o Impact Wrestling na Spike. A TNA também gera receita através de eventos ao vivo, licenciamento de produtos e vendas de produtos. Em 2002, a Panda Energy International e seu chefe-executivo, Robert Carter, adquiriu uma participação de controle (71%) na TNA de Jerry Jarrett.10 Em 2009, Carter e Panda Energy adquiriram o restante da TNA (28%) de seu vice-presidente e co-fundador, Jeff Jarrett, colocando Carter como proprietário e presidente da TNA. A filha de Carter, Dixie, é a atual presidente da empresa.
A sede da TNA está localizada em Nashville, Tennessee; A empresa opera como TNA Entertainment, LLC, gravando o Impact na Universal Studios Florida, em Orlando, Flórida. A companhia já teve o nome "NWA Total Nonstop Action", como, no momento de sua formação, era um membro da National Wrestling Alliance (NWA). Foi concedido a TNA direitos exclusivos sobre o NWA World Heavyweight Championship e do NWA World Tag Team Championship. A TNA se desligou da NWA em 2004, mas foi autorizada a continuar usando os cinturões até o fim do contrato em maio de 2007, a partir deste momento a TNA criou seus próprios cinturões.
Em 2004, tornou-se a primeira promoção estadunidense a fazer uso exclusivo de um ringue hexagonal (por oposição ao ringue quadrado, mais convencional). Em 2010, a empresa voltou a usar o ringue quadrado. A organização faz uso de uma regra não convencional, que um cinturão pode mudar de mãos se o resultado da luta for uma desqualificação ou countout. A TNA produz pay-per-views e mais de 100 shows ao vivo por ano. A programação da TNA é transmitida em mais de 120 países de todo o mundo, alcançando uma audiência global.


Formação
O conceito da TNA originou-se após o fechamento da World Championship Wrestling (WCW). Bob Ryder, Jeff Jarrett e Jerry Jarrett foram para uma viagem de pesca e contemplaram o seu futuro negócio. A World Wrestling Federation tornou-se, nesse momento, o único produto de wrestling profissional a passar nas TVs estadunidenses - a WWF tinha comprado a WCW em março de 2001 e a Extreme Championship Wrestling tinha encerrado as atividades em abril de 2001. Ryder considerou que esta situação levou muitas emissoras de televisão a considerar o wrestling como "ruim para os negócios" e sugeriu uma empresa que não precisasse de televisão, mas que produzisse apenas pay-per-views. Dos três, apenas Jeff Jarrett levou a conversa a sério (os outros dois pensaram nisso como "apenas conversa de pesca"). Os Jarretts encontraram a ajuda necessária, e a empresa realizou seu primeiro show em 19 de junho de 2002. Nesta noite, porém, em uma luta preliminar, um lutador chamado Cheex de 450 lb (204 kg), bateu nas cordas com tanta força que uma delas arrebentou. O tempo para repararação foi estimado em 30-60 minutos, tempo que não tinham, porque iriam ao ar em poucos minutos, e não tinham certeza se estaria consertado para o início do evento. Nos bastidores, os produtores embaralharam o cronograma para que os segmentos viessem antes das lutas, para que houvesse mais tempo para o conserto. A equipe do anel fixou a corda com a ajuda de Ron e Don Harris, e todos começaram o show esperando o melhor.


Expansão
Em novembro de 2006, a TNA passou a realizar pay-per-views fora de seu ambiente normal, o TNA Impact! Zone em Orlando. Em abril de 2006, a TNA anunciou uma parceria com o YouTube, onde a TNA fornece ao YouTube conteúdo de vídeos exclusivos em troca de hospedagem, levando à produção de shows transmitidos na internet. Em janeiro de 2007, a TNA juntamente com New Motion, Inc. conduziu à criação da TNA Mobile e votação através dos celulares. TNA lançou programa TNA U, para ajudar a promover a marca e começou a ser exibido podcasts através do YouTube que eles chamam de TNA U TV.
Em 21 de junho, TNA lançou um serviço de assinatura de vídeos online, onde os assinantes poderão assistir pay-per-views anteriores, escolhendo qualquer uma das três opções de pagamento.


Antiga programação
Inicialmente, os shows da TNA funcionariam como pay-per-views semanais e seriam a principal fonte de receita da empresa, no lugar de pay-per-views mensais utilizados por outras promoções. Esses shows começaram em 19 de junho de 2002 e foram realizados principalmente no Asylum em Nashville, Tennessee. Depois de 27 meses e 111 pay-per-views, a TNA sentiu que tinham uma base de fãs para começar a realizar um programa de televisão semanal e pay-per-views com três horas de duração. O último pay-per-view realizado neste formato foi em 8 de setembro de 2004.
O TNA Xplosion foi lançado em 27 de novembro de 2002, como primeiro programa semanal da TNA e contou com lutas exclusivas realizadas no TNA Asylum, bem como entrevistas exclusivas com superstars da TNA. Em 18 de novembro de 2004, se tornou um show que exibe o resumo do Impact! da semana, em função de alterações no cronograma de gravação. No entanto, voltou a ser exibido lutas exclusivas (anunciado como "Xplosion Xclusives") mais uma vez em 7 de outubro de 2005, além do resumo do Impact!. As "Xplosion Xclusives" também foram ao ar no extinto programa de internet da TNA, o TNA Global Impact!. O Airing of Xplosion nos Estados Unidos deixou de ser exibido no final de 2006, embora algumas das lutas exclusivas podem ser vistas no TNA Today.
Em dezembro de 2009, Dixie Carter anunciou em uma entrevista que a TNA Epics, que teve sua primeira temporada exibida exclusivamente no Reino Unido, iria ser exibido nos Estados Unidos a partir de janeiro de 2010. O primeiro episódio da segunda temporada foi exibido em 14 de janeiro de 2010. O programa TNA Epics exibiu lutas e eventos da história da TNA Wrestling, assim como WWE Vintage Collection. O show foi apresentado por Mick Foley até abril de 2010. Em 12 de abril de 2010, a TNA Wrestling exibiu um episódio piloto de seu novo programa, o TNA Reaction, que era um show de estilo de documentário, que apresentava um olhar exclusivo para as estrelas da TNA, falando sobre suas rivalidades. Quando a TNA anunciou que o Impact! voltaria a ser exibido nas noites de quinta-feira, a empresa também anunciou que a Spike TV iria exibir o Reaction, que começaria a ser exibido semanalmente antes de cada episódio do Impact!, a partir 24 de junho. A data de estréia para o Reaction foi posteriormente alterado para 15 de julho, quando iria começar a ser exibido após o Impact!. No entanto, no final de junho o Reaction foi retirado da programação da Spike. Em 3 de agosto de 2010, a TNA anunciou que o Reaction iria estrear em 12 de agosto e iria ser exibido todas as quintas-feira após o Impact!. Em 27 de dezembro de 2010, o Reaction foi oficialmente cancelado pela Spike, e seu último episódio foi ao ar três dias depois.


Programação atual
A TNA começou a exibir o TNA Impact! (oficialmente estilizado "TNA iMPACT!") em 4 de junho de 2004 na Fox Sports Net. Depois que o contrato da TNA com a Fox Sports Net não foi renovado, no ano seguinte, a TNA foi forçada a transmitir o Impact! a partir de seu site oficial, enquanto buscava um novo canal televisão para transmiti-lo. Após a TNA assinar um contrato com a Spike TV, o Impact! teve seu primeiro espisódio transmito em 1 de outubro de 2005.29 O Impact! começou a ser exibido com duas horas de duração em 4 de outubro de 2007.30 Em 15 de fevereiro de 2010, a TNA fez um novo contrato com a Spike TV, e o Impact! começou a ser exibido nas noites de segunda-feira, diferentemente do primeiro contrato, onde o Impact! era transmitido nas noites de quinta-feira. O primeiro episódio "foi ao ar" em 8 de março de 2010.31
Em 3 de maio de 2010, a TNA anunciou que o TNA Impact! voltaria a ser exibido nas noites de quinta-feira, que foi rebatizadas como "TNA Thursdays". Em junho de 2010, o TNA Xplosion foi renovado, e começaria a ser exibido internacionalmente, tornando-o mais um show semanal, em vez de um programa que exibia os melhores momentos do Impact!. No Reino Unido, o Impact! foi transmitido no canal Bravo, que deixou de fazer parte da programação da British Sky Broadcasting em 1 de janeiro de 2011. Um novo acordo foi realizado mais tarde, em 25 de janeiro de 2011 com a Sky para exibir o Impact! na Challenge TV. Em 3 de maio de 2011, o TNA Impact! foi re-nomeado para Impact Wrestling. Em 31 de maio de 2012, o Impact Wrestling começou a ser exibido ao vivo nas noites de quinta-feira. A partir de 12 de julho, a TNA criou um bloco de uma hora de duração que teve o nome de Rewind que ia ao ar antes do Impact Wrestling. No entanto, o programa foi cancelado depois de apenas um episódio, que teve uma audiência de 0,2 ponto. Em 11 de julho de 2012, a DirecTV bloqueou todos os canais da Viacom, assim afetando a audiência do Impact.41 Em 20 de julho, a DirecTV anunciou que chegou a um acordo com a Viacom e tinha adicionado de volta todos os 17 canais removidos, que incluia a SpikeTV.


Ação judicial
Em maio de 2012, TNA entrou com um processo judicial contra o ex-WWE e empregado da TNA Brian Wittenstein, alegando que ele revelou "segredos comerciais confidenciais" a WWE e ajudou a WWE ganhar uma vantagem "injusta" na negociação de contratos com talentos da TNA. Segundo o processo, a TNA foi informada da violação de Wittenstein três semanas mais tarde por um oficial da WWE, após o qual a promoção demitiu Wittenstein. De acordo com a TNA, Ric Flair tentou rescindir o seu contrato TNA dois dias após a demissão de Wittenstein. As alegações apresentadas pela TNA na ação incluem "a interferência com os contratos existentes, violação do dever de lealdade, de conversão, quebra de contrato, conspiração civil, concorrência desleal e violação do Tennessee Uniform Trade Secrets Act". Uma audiência liminar foi marcada para 12 de julho.
Eventos ao vivo e turnês
Além de seus shows semanais na Universal Studios, a TNA começou a realizar eventos ao vivo em 17 de março de 2006. Em agosto de 2007, o coordenador de eventos ao vivo Craig Jenkins, afirmou que a TNA pretendia realizar oito pay-per-views e 96 eventos ao vivo fora de Orlando, Flórida em 2008.47 Em 2008, a TNA realizou sua primeira turnê no Reino Unido, e em 2009 realizou eventos na Alemanha. Em 2 de julho de 2010, o MCU Park recebeu um evento ao vivo da TNA, que quebrou recorde de público da TNA e é atualmente o mais frequentado evento ao vivo realizado pela TNA, com uma multidão de 5.550 fãs da TNA.


Forma do ringue e localizações
A TNA originalmente usava um rinque com quatro lados. Em 2004, em uma tentativa para tornar-se diferente de outras promoções de wrestling profissional dos Estados Unidos, a TNA começou a usar um ringue hexagonal. Em 2010, a TNA voltou a usar um ringue com quatro lados. Durante o Destination X de 2011, foi utilizado um ringue de seis lados. Além disso, embora a TNA realize alguns shows e alguns eventos PPV em arenas, a TNA realiza a maioria de seus eventos em um local definido (Universal Studios, em Orlando, Flórida), em oposição a uma arena, apresentando uma sensação rústica regional para os eventos.


X Division
High-Flyers, ataques aéreos são peças centrais da X Division.
Desde sua origem, a TNA tem apresentado high-flyers, o estilo de alto risco com constantes golpes aéreos, chamados de X Division. Em vez de enfatizar o fato de que a maioria dos lutadores que realizam este estilo estão abaixo de 220 lb (100 kg), chamando-a de divisão cruiserweight, a TNA decidiu enfatizar a natureza de alto risco dos movimentos que estes lutadores executam, eliminando todas as restrições em seus lutadores, permitindo-lhes realizar quase todos os golpes da lucha libre. Originalmente, não havia limite de peso na X Division, embora, na prática, a maioria dos lutadores nesta divisão foram cruiserweights, com Samoa Joe (130 kg), Kurt Angle (100 kg) e Abyss (160 kg), sendo exceções notáveis. Para enfatizar ainda mais este ponto, o slogan "Não é sobre os limites de peso, é sobre nenhum limite" foi usado para descrever a divisão. Apesar de ter sido enfatizado ao longo de 2007, a X Division é geralmente considerada como uma das principais atrações da TNA e foi replicada em várias outras promoções. Em agosto de 2011, a divisão começou a ter 225 lb (102 kg) como limite de peso.



Sistema de classificação
Em 26 de abril de 2010, Eric Bischoff apareceu no Impact! para revelar o sistema de classificação do TNA Heavyweight Championship. De acordo com Bischoff, o sistema combina diversos fatores para determinar o #1 Contender pelo TNA Heavyweight Championship. Esses fatores incluem o desempenho e conquistas ao longo da carreira de um lutador, os números (vitória/derrota) do lutador na TNA, e o voto online pelos fãs, que acontece no site da promoção. Também foi anunciado que um comitê tinha sido criado para tornar a decisão final com base nesses fatores. O comitê era constituído por Dixie Carter, Hulk Hogan e Bischoff.
Os 10 lutadores escolhidos para aparecer na primeira votação foram Kurt Angle, Jeff Hardy, Mr. Anderson, D'Angelo Dinero, Sting, Jeff Jarrett, Abyss, Rob Terry, Desmond Wolfe e A.J. Styles. A primeira rodada da votação terminou em 3 de maio e foi ganha por Desmond Wolfe, que recebeu a chance pelo título naquela noite durante o Impact! contra Rob Van Dam. A segunda rodada começou na mesma noite. Novos nomes foram incluídos na nova pesquisa, eram Matt Morgan, Brother Ray, Brother Devon, Rhino e Hernandez. O primeiro ranking de 10 Top foi revelado em 20 de maio, com Sting alegando-se o número um. No segundo Top 10, Abyss, Jeff Hardy e Anderson ocupavam os três primeiros lugares. Um mês depois, Abyss afirmou ser o #1 Contender. O sistema de classificação foi abandonado pouco tempo depois.



O Hall da Fama da TNA 
(originalmente conhecido como TNA Hall of Fame) é o salão da fama para lutadores profissionais da TNA. Foi oficialmente criado no episódio de 31 de maio de 2012 do Impact Wrestling. Os homenageados são escolhidos de acordo com sua história dentro da TNA. No dia 10 de junho de 2012 no Slammiversary, foi anunciado seu primeiro integrante, Sting. Ele foi introduzido um dia antes do Bound for Glory de 2012, maior evento da companhia.
Equipe de criação
Desde de 2011, Bruce Prichard opera como o roteirista-chefe da TNA, com a colaboração de Dave Lagana e Matt Conway. Prichard foi demitido em 2013.


Figuras autoritárias
Quando a TNA estreou, foi cobrado a figura de autoridade no ar como um representante nomeado pela National Wrestling Alliance. A TNA fez isso apenas para fins de história, no entanto, e os reais "representantes" já trabalhavam na TNA. De 19 de fevereiro de 2003, a TNA não tinha a figura de autoridade ativa até 23 de julho de 2003, quando Erik Watts fez seu retorno a TNA como Diretor de Autoridade. Watts começou a rivalizar com Don Callis (Consultor de Gestão da TNA), a rivalidade terminou com Watts sendo forçado a sair da TNA. Em 18 de fevereiro de 2004, a TNA nomeou Vince Russo o novo Diretor de Autoridade, cargo que ocupou até 7 de novembro de 2004, quando derrotou Dusty Rhodes e o substituiu.
A Comissão do Cinturão da NWA, criada em 2004, composta por um grupo de veteranos de wrestling, que atuaram como árbitros, determinavam um vencedor, em um prazo pré-estabelecido. O comitê era constituído por Harley Race, Larry Zbyszko e Terry Funk, com Funk mais tarde substituído por Roddy Piper, sem nunca ter aparecido durante qualquer transmissão da TNA. Depois de Race e Piper saíram da TNA, o Comitê essencialmente deixou de existir, embora Zbyszko continuou a ser referido como um membro da comissão, ao mesmo tempo agindo como figura de autoridade, marcando lutas e dando chances de lutarem pelo título. Em março de 2012, Hulk Hogan se tornou a figura de autoridade.


Contratos da TNA
Lutadores da TNA são proibidos por contrato de trabalhar para outras empresas com espectáculos de wrestling na televisão, mas estão livres para realizar eventos ao vivo para outras promoções de wrestling independentes, nacionais ou internacionais, bem como os eventos televisionados por promoções que a TNA está ligada ou tem uma relação de trabalho, como Ring Ka King, New Japan Pro Wrestling, Pro Wrestling Noah e Asistencia Asesoría y Administración. Muitos lutadores da TNA realizam lutas para várias promoções no circuito independente, além de shows semanais da TNA. As principais estrelas da TNA tem contratos garantidos, mas a maioria dos lutadores da TNA são pagos em por aparição. Como qualquer outra empresa de wrestling, os lutadores da TNA são classificados como contratantes independentes e não têm direito a formar sindicatos de trabalhadores ou cobrar planos de saúde da TNA.





Games
A TNA também se expandiu para outras áreas, com o desenvolvimento de um jogo com a Midway Games, intitulado TNA Impact!, lançado em 2008. Em maio de 2011, a Namco Bandai lançou um jogo baseado na TNA para celular, iPhone e iPad.



Nenhum comentário:

Postar um comentário